EM CAMPO

EM CAMPO

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

GT do Biodiesel fez reunião em Campo Grande-RN

Francisco Antonio, articulador do Pólo Biodiesel
Realizou-se na segunda-feira, dia 17/12, no auditório da Casa de Cultura de Campo Grande, uma reunião do Grupo de Trabalho do Pólo do Biodiesel Sertão do Apodi, para tratar da seguinte pauta: Avaliação do Programa Nacional de Produção e uso do Biodiesel - PNPB; Construção do Plano de Metas e Calendário Regressivo para a safra 2009/2010.

Os participantes, com a coordenação do articulador do Pólo, Francisco Antonio(Campo Grande), fizeram um levantamento/balanço dos problemas e entraves das últimas Safras, e desafios para a Safra 2009/2010.

O plano de metas foi elaborado com base no levantamento do número de agricultores que irão trabalhar com oleaginosas nos municípios deste Pólo.

O calendário regressivo da cultura do girassol nestes municípios foi elaborado, juntamente com Kelen, consultora da Petrobrás Biocombustíveis, presente neste evento. O mesmo estipula prazos para os seminários municipais, cadastramento de agricultores, preparo de solos, distribuição de sementes, plantio, colheita e comercialização.

Kelen, consultora da Petrobrás Biocombustíveis


Também marcou presença, o supervisor do MDA para os Estados do RN e CE, o senhor Edimilson Cruz.

Este evento consta como uma das ações do projeto Pólos do Biodiesel, no Âmbito do PNPB, criado em dezembro de 2004 pelo Governo Federal, através da SAF/MDA. O PNPB é o primeiro programa de biodiesel criado por um Governo no mundo inteiro.

O governo brasileiro teve todo o cuidado para que não fosse, à exemplo do Pro-Álcool, mais um programa voltado para os grandes empresários do Agronegócio, garantindo a participação e o fortalecimento da Agricultura familiar, com o Marco Regulatório e a instrução normativa nº 001, do MDA, que instituiu o selo Combustível Social, possibilitando a inclusão e geração de emprego e renda das famílias trabalhadoras do campo, com responsabilidade social e ambientalmente correta.

O evento contou com a participação das cooperativas, Coopera e Cootisa, IF/RN (antigo CEFET), de Apodi, que mantém um curso técnico na área de biocombustíveis, presença da Petrobrás Biocombustíveis, Instituto Chapéu de Couro, Ong Sabe Muito, Fórum das Associações, secretário de agricultura de Campo Grande, Hildebrando Rocha e Almeida, secretário de agricultura do município de Janduís, técnicos do município de Felipe Guerra, entre outros participantes.

A próxima reunião do GT está marcada para o dia 25 deste, no IF/RN, em Apodi.

Nenhum comentário: