EM CAMPO

EM CAMPO

sexta-feira, 8 de junho de 2012

PT: Cida Abreu é reeleita para a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo

 

Encontro nacional reuniu 252 delegados para debater temática racial e eleger nova coordenação

A atual secretária nacional de Combate ao Racismo/PT, Cida Abreu, foi reeleita para o cargo durante o 9º Encontro Nacional de Combate ao Racismo realizado no último final de semana, em Recife, com a participação de 252 delegados de todo o País.
O encontro discutiu temas relevantes do cenário nacional e internacional com interface na questão racial, além de eleger a nova coordenação da SNCR.
Seis chapas disputaram a coordenação da SNCR, sendo que a chapa 6 (Combate ao racismo e o capitalismo com raça, gênero e classe) não apresentou candidatura e o candidato da chapa 3 (Axé: movimento e luta), Celso Ribeiro, retirou o seu nome da disputa.
A totalização dos votos dos candidatos/as ao cargo de secretário ficou assim:
- Cida Abreu (Construindo um Brasil sem racismo): 160 votos – 63,75%
- Matilde Ribeiro ( Brasil sem racismo: negros e negras protagonizando o século 21): 50 votos – 19,92%
- Ivonei Pires ( Combate ao racismo no centro da revolução democrática): 37 votos – 14,74%
- José de Oliveira ( O Quilombo construindo um novo Brasil com democracia participativa): 4 votos – 1,59%
 
Hildebrando e a Delegação do RN com Cida Abreu
Cida Abreu considerou o encontro bastante positivo e produtivo, além de destacar que o trabalho realizado nos dois dias foi totalmente voltado para o debate de idéias e o respeito às divergências normais entre as teses apresentadas.

“O encontro contribui positivamente para a informação e formação da militância petista que faz a luta do combate ao racismo no Partido e nos movimentos. Conseguimos cumprir toda a pauta, desde a abertura até a apuração dos votos que demonstrou a lisura de todo o processo da disputa. Abordamos a temática internacional da comunidade negra e também as eleições municipais com relação às candidaturas de negros e negras para os cargos majoritário e proporcional. O debate de chapas foi muito rico e profundo, sendo que a tese vencedora foi a apresentada pela nossa candidatura. Apesar disso nós decidimos aproveitar também as idéias defendidas nas demais teses, dos pontos convergentes aos divergentes que contribuem para o bom debate interno das questões do combate ao racismo”, enfatizou.
A secretária reeleita reforçou também a boa organização do processo de votação e a participação dos militantes/delegados. “Todo o processo foi muito bem organizado e fiscalizado, o que comprovou a força da nossa militância e demonstrou que estamos no caminho certo para acumular forças e fazer a disputa política na sociedade. Estou me sentindo renovada para dar prosseguimento aos trabalhos à frente da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo”.
 
Com relação à composição do novo coletivo nacional da SNCR, Cida Abreu informou que as chapas tem até o dia 1º de junho para apresentar os nomes para serem oficializados e divulgados.
(Geraldo Ferreira – Portal do PT)
Fonte: http://www.pt.org.br/noticias/view/cida_abreu_e_reeleita_para_a_secretaria_nacional_de_combate_ao_racismo 

Nenhum comentário: