EM CAMPO

EM CAMPO

sábado, 23 de janeiro de 2010

Natal vai sediar maior evento da aquicultura mundial

O maior evento da aquicultura mundial terá Natal como sede em 2011: é a Was - World Aquaculture Society, que acontecerá em paralelo com a 8ª Feira Nacional do Camarão (Fenacam), entre os dias 6 e 10 de junho do próximo ano. Apesar de ainda faltar um ano e meio para o evento, executivos estrangeiros da Was se reuniram ontem com empresários e autoridades potiguares no Hotel Quality, em Ponta Negra, para dar início aos preparativos para a feira.

O coordenador do comitê e diretor executivo da Fenacam, Paulo Henrique Nunes, espera reunir pelo menos 2,5 mil participantes, entre técnicos, profissionais e estudantes de Aquicultura na Was, que já teve como sede lugares como Estados Unidos e Índia. "É o maior evento do mundo do gênero. Todos os profissionais, técnicos, estudantes e interessados terão acesso às ultimas tecnologias e novidades do setor", diz.

A expectativa da organização é que até dez mil pessoas passem pelo evento, que também terá estandes com produtos e serviços do mundo todo. A Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), o governo do estado, governo federal e Sebrae são os principais apoiadores da Was. Segundo Nunes, o encontro de ontem serviu para selar o apoio dos órgãos governamentais e afinar os detalhes para o evento.

O presidente da ABCC, Itamar Rocha, comemorou a vinda da Was para Natal. De acordo com ele toda a tecnologia de manejo, nutrição, controle de doenças e genética será trazida dos Estados Unidos e Europa, o que irá proporcionar que o Brasil resolva vários problemas do cultivo de peixes e frutos do mar. "É um avanço muito grande que vamos ter. Teremos condições de tomar conhecimento ao vivo desses avanços tecnológicos e fazer com que o Brasil ultrapasse vários entraves de manejo", disse ainda.

Embora não haja estimativas sobre o volume de negócios que deve ser gerado na Was, Itamar Rocha diz que as expectativas são as melhores possíveis. No último evento da associação realizado em parceria com a ABCC, em 2003, na Bahia, quatro mil pessoas participaram. O evento vem para o Rio Grande do Norte em uma boa fase da aquicultura potiguar. Segundo o presidente da ABCC, o setor segue bem apostando no mercado interno. "Tivemos quatro anos seguidos de problemas, mas hoje podemos dizer que estamos muito bem", acrescentou.

Fundada em 1969, a Was já passou por vários países com o objetivo de fomentar a troca de informações, modernizar e profissionalizar o setor de aquicultura em todo o mundo. Será realizada pela segunda vez no Brasil, sendo que a primeira foi em 2003, em Salvador (BA).


Por Louise Aguiar, da redação do DIARIODENATAL

Nenhum comentário: