EM CAMPO

EM CAMPO

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia Nacional do idoso

Uma homenagem aos que tem muito a nos oferecer e uma longa história de vida para contar, os idosos já representam 10,5% da população total do país, um aumento de quase 50% na última década. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE, esse aumento se deve, principalmente, a menor taxa de mortalidade em função dos avanços da medicina e dos meios de comunicação.
Hoje, também se comemora cinco anos da aprovação da Lei que instituiu o Estatuto do Idoso, que visa regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Atualmente, várias propostas estão tramitando na Câmara, como a norma que dá preferência aos mais velhos na restituição do Imposto de Renda, a que reserva para eles um maior percentual nos programas habitacionais de moradia popular e também a que isenta os mais velhos de pagarem a taxa da pesca amadora.
Dentre os direitos está o atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população e a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso. O Estatuto também esclarece que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Vamos olhar para a pessoa idosa como ser humano integral, valioso e amado por Deus e por nós. Não podemos considerar apenas sua força física, mental e sua saúde. É preciso respeitar a personalidade formada, a riqueza da experiência acumulada. As pessoas idosas podem trazer de volta muitos valores perdidos pela sociedade de consumo e pela violência.
Que Deus nos lembre do valor e da transitoriedade de nossa vida. Que nunca haja um tarde demais para amar, perdoar e servir. Amém.

Homenagem a Eugenia Geni de Freitas, simbolo de força e determinação.


Nenhum comentário: