Aconteceu nesta quarta-feira 23 de setembro uma reunião no Projeto de Assentamento Ronaldo Valência, com a equipe da ATOS (Assistência Técnica contratada pelo INCRA), objetivando discutir o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Assentamento - PDA.
A reunião teve inicio as 9:00 horas com a explanação do engenheiro agrônomo Saulo Samuel, detalhando o passo a passo da elaboração do referido documento.
O PDA é um documento elaborado juntamente com as famílias, de forma participativa, onde conterá todos os programas e projetos necessários e essenciais para desenvolver o assentamento.
Nesta reunião foi dado o primeiro passo, que foi um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) para resgatar a história do assentamento, entre outros e visitas às famílias de casa em casa para o preenchimento de um questionário.
Este questionário contém dados relacionados à infra-estrutura existente, renda, formas de produção e comercialização, escolaridade e questões ligadas a saúde das famílias, etc.
Os passos seguintes estão relacionados à pesquisa de dados referentes ao assentamento e ao município, em órgãos como INCRA, IBGE e Prefeitura. Estes dados são sobre os relatórios técnicos, decretos, imissão de posse, população, economia e política; tipos de solos, vegetação, cultura, esporte e meio ambiente também são assuntos que o PDA busca discutir com os assentados.
A conclusão dos trabalhos está prevista para o final do mês de novembro, quando ocorrerá uma assembléia com os assentados para validar o PDA. Depois de validado, serão encaminhadas cópias para os órgãos e instituições de interesse.
Essa reunião contou com a participação da Coordenadora de Meio Ambiete da Secretária Municipal de Agricultura de campo Grande-Rn, Maria Luzilene Vieira, que acompanhou todo o desenrolar da reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário