EM CAMPO

EM CAMPO

domingo, 11 de setembro de 2011


Cursos Técnicos serão implantados em Caraúbas a partir de 2012

O município de Caraúbas, com 20 mil habitantes, entra numa fase de crescimento econômico e social com a chegada do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e mais de 15 obras públicas que estão em andamento no município, como Agência da Previdência, Creches, Praças, Postos de Saúde, entre outras obras.


Porém, para crescer de forma sustentável, o prefeito Ademar Ferreira destaca que é preciso qualificação de mão de obra, em especial dos jovens. A Secretaria Estadual de Educação confirma que até o próximo mês conclui as obras de transformação da Escola Estadual Lourenço Gurgel numa escola técnica.

O investimento total na escola está sendo de R$ 1.040.152,12. Trata-se de recursos do Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal.

Outras 19 escolas do Rio Grande do Norte também estão passando pela mesma transformação. Em Caraúbas, a Escola Estadual Lourenço Gurgel vai oferecer três cursos profissionalizantes.

O vice-diretor Francisco Canindé Morais Costa informa que foram
construídos 03 laboratórios, novos banheiros, 13 salas de aula, além de novos espaços de convivência dentro da estrutura. A escola também recebeu novas instalações hidráulicas e elétricas, já para atender ao funcionamento dos laboratórios técnicos.

Francisco Canindé Morais Costa destacou que será oferecido
inicialmente o curso Técnico de Informática em 2012, com 40 vagas para estudantes do ensino médio. Em 2013 serão o curso Técnico em Agropecuária, igualmente com 40 e, em 2014, será a vez de implantar o curso Técnico em Cooperativismo, também com 40 vagas.

O secretário de Educação do Município, Assis Batista, disse que a
escola é do Estado, mas como vereador licenciado tem a informar que: “estes três cursos foram escolhidos conforme o potencial da região de Caraúbas. É assim que funciona em todas as cidades do Estado”, informa o Secretário de Educação Assis Batista.
Para os profissionais que vão trabalhar nos cursos técnicos, a direção da escola poderá contar com apoio de profissionais da UFERSA, que atualmente está usando parte da estrutura da escola para ministrar aulas enquanto concluiu sua sede na margem direita da RN 233, saída para Apodi. As obras estão bem adiantadas.

O prefeito Ademar Ferreira, através de sua assessoria, informa que em parceria com outros órgãos governamentais, entre estes a UFERSA, pretende oferecer qualificação para os professores da rede municipal de ensino, assim como firmar parceria com outros órgãos que oferecem cursos profissionalizantes para se instalar em Caraúbas.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA PREFEITURA
Jornalista Chico Costa


Nenhum comentário: